Conserto de headfone e fone de ouvido: plugue e cabo

Plugs de 3,5mm (também chamado de P2) e 6,35mm (ou 1/4 de polegada)

Plugs de 3,5mm (também chamado de P2) e 6,35mm (ou 1/4 de polegada) (clique para ampliar)

driver de headphone

O driver, no centro do fone, reproduz o som enviado pelo equipamento de áudio (clique para ampliar)

Conserto de headfone em Campinas ou em qualquer outro lugar continua sendo um desafio. Um dos mais frequentes problemas é de conexão entre os fios que conectam as três partes metálicas do plugue aos drivers. Os drivers são as peças que reproduzem o som gerado pelo dispositivo de áudio.

Qualidade do material

Funcionam como mini alto-falantes e precisam receber o sinal elétrico para funcionarem. O sinal elétrico gerado pelo dispositivo de áudio, representando o som, passa primeiro pelo plugue, depois pelo fio conectado ao plugue (o cabo) e finalmente chega ao driver, onde é transformado em som de verdade.

O driver tem uma película que vibra, criando as ondas sonoras que escutamos. Quando há uma perda de conexão entre essas partes, o headfone funciona mal ou não funciona. A maior parte dos defeitos de headfones está justamente aí – plugues e cabos. O fio pode se romper dentro da capa de plástico, pode ser inteiramente cortado, pode ter sido arrancado do plugue ou dos drivers.

Em todos esses casos é possível fazer os reparos, mas muito cuidado: bons headfones precisam de plugues e cabos de oa qualidade. Se um desses elementos não for de boa qualidade, arruinará o som.

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes