Conserto de headfone e fone de ouvido: apoio de cabeça (headband)

headphone headband quebrada

Headband quebrada e difícil de substituir

headphone headband quebrada

Esta headband se quebrou em cinco lugares, sendo a quinta vez durante um reparo com cola de acrílico

Conserto de headfones e fones de ouvido, em Campinas ou qualquer outro lugar, é sempre um desafio. Vários problemas podem aparecer num headfone ou fone de ouvido, seja ele amador ou profissional. A maioria desses problemas tem solução e permite o conserto do headfone, mas alguns são difíceis ou quase impossíveis de resolver. Um deles é a quebra do headband como na foto. Isso pode acontecer de uma hora para outra, mesmo sem forçá-la e mesmo que o equipamento seja novo.

Garantia

Se o headfone for novo e estiver na garantia, a primeira providência é retornar ao revendedor para fazer a queixa, conversar de preferência com a pessoa que vendeu: uma quebra desse tipo em operação normal é inaceitável. A resistência do material deve ser suficiente para o uso diário e normal e nesse caso o produto deveria ser substituído.

Se o headfone não for novo e não estiver mais na garantia, a melhor solução é conseguir uma headband sobressalente da mesma marca e do mesmo modelo. É importante assinalar que há headbands parecendo iguais mas são diferentes. Às vezes a diferença está na largura do gancho que prende o fone na lateral.

Porém, nem sempre é possível conseguir uma headband igual. Nesse caso, a solução será adaptar o fone na headband de outra marca e isso pode envolver adaptações na oficina.

Claro que é possível tentar reaproveitar a headband quebrada, colando a parte que se quebrou. Mas existe grande probabilidade de que ela quebre de novo em outro lugar. Conheço um headfone da marca Audio Technica, modelo M10, que se quebrou em cinco lugares diferentes, um conserto após o outro. Infelizmente já estava fora da garantia quando a primeira quebra aconteceu.

 

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes